Agenda

Dezembro, 2018

06/12 (das 16h30 às 18h00)

Diálogo do Sul

Com o objetivo de discutir questões que afetam nossas sociedades contemporâneas, o ISAGS abre suas portas para um evento que promove o diálogo sobre a Mudança Climática e seu potencial impacto na saúde.

Estima-se que nos últimos 130 anos a quantidade de aquecimento observado no mundo seja de aproximadamente 0,85°C. Mudanças na temperatura, regimes de precipitação, eventos climáticos extremos – ondas de calor ou períodos de frio mais intenso -, inundações, secas e incêndios, entre outros, são fenômenos que podem ter efeitos diretos e indiretos na saúde humana.

Nesta ocasião, no dia 06/12/2018, teremos a participação de:

Christovam Barcellos – Coordenador do Observatório de Clima e Saúde da Fiocruz, pesquisador titular do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT / Fiocruz) e professor dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ENSP / Fiocruz).

Tema: “Introdução sobre as mudanças climáticas e seus possíveis impactos na saúde”.


Eduardo Hage –
Especialista em Vigilância Sanitária no ISAGS, membro do Painel de Especialistas e Assessor Ad Hoc da OMS para o Regulamento Sanitário Internacional, e ex-chefe do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde do Brasil.

Tema: “Síntese das publicações e evidências mais recentes sobre o tema na região sul-americana“.

Vanessa Veintimilla – Engenheira Ambiental e mestranda em Estudos Socioambientais no Departamento de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Território na FLACSO Equador. Estagiária de pesquisa na área de Vigilância em Saúde do ISAGS.

Tema: “Iniciativas dos países sul-americanos sobre a contribuição do setor da saúde no processo de adaptação às mudanças climáticas”.

Moderação: Eduardo Hage

Agenda
16h30-18h00 – Diálogo/debate
Seguido por um coquetel de fechamento

Serviço:
Local: Av. Rio Branco, 151 / 19º piso – Centro – Rio de Janeiro
Data: quinta-feira 08/11/2018
Horario: 16h – 18h (horário BRT)

Evento aberto e gratuito

O evento também será transmitido em nossa página no Facebook.

 

Contato:  giovanalerda@isags-unasur.org | danielsalman@isags-unasur.org

Novembro, 2018

08/11 às 16h00

Diálogo do Sul

O ISAGS abre suas portas para um evento que promove o diálogo sobre a interculturalidade na Atenção Primária à Saúde (APS). O debate será em torno à estrutura da Declaração de Astana e à invisibilidade da interculturalidade na aplicação da APS, assim como sua relevância para a construção da equidade em saúde na região.

Na ocasião, contaremos com a participação de:

Madel Therezinha Luz – Profesora aposentada da UERJ y UFF, lider do Grupo CNPq Racionalidades em Saúde: Sistemas Médicos complexos e Práticas Complementares e integrativas, atualmente sediado no Instituto de Saúde da Comunidade (UFF).

Juan Bacigalupo – Licenciado saúde coletiva e Mestre em educação em saúde. Pesquisador em educação para saúde intercultural e membro do CeLASSAN-UNILA.

Andrea Madrid Menéndez – Pesquisadora na Universidade de Sheffield, Inglaterra, em práticas de medicina tradicional de populações indígenas da Amazônia equatoriana.

Dra Vivian Camacho – Cirurgiã especialista em Interculturalidade e Saúde, Coordenadora da Salud de los Pueblos Bolivia e Membro da Comissão de Alto Nível 40 anos de Alma Ata para a OPAS.

Moderação: Carina Vance, directora de ISAGS-UNASUR

Agenda:
16h – Boasvindas
16h30 – 17h30 – Diálogo/debate
18h – Coquetel de encerramento e música latinoamericana ao vivo

Serviço:
Local: Av. Rio Branco, 151 / 19º piso – Centro – Rio de Janeiro
Data: quinta-feira 08/11/2018
Horario: 16h – 18h (horário BRT)
Evento aberto e gratuito

O evento também será transmitido em nossa página no Facebook.

Contato: giovanalerda@isags-unasur.org | danielsalman@isags-unasur.org

Junho, 2018

28/06 às 16h00

Diálogos do Sul: Pra onde vai a integração regional?

Com a suspensão de 6 países nas atividades da UNASUL, a ameaça sobre este organismo de integração regional suscita uma questão: como avançar em projetos imprescindíveis, como os da área da Saúde?

Esse é o tema da próxima edição de ‘Diálogos do Sul’, o espaço de debates organizado pelo ISAGS em sua sede no Rio de Janeiro. Na ocasião, contaremos com a participação de:

– Nila Heredia, secretária executiva do Organismo Andino de Salud
– Paulo Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
– Letícia Pinheiro, professora do IESP/Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Moderação: Carina Vance, diretora do ISAGS/UNASUL e ex-ministra da Saúde do Equador

Para mais informação, clique aqui.

Serviço:

DIÁLOGOS DO SUL: É um evento gratuito promovido pelo ISAGS em sua sede (Avenida Rio Branco, 151, 19º andar – Centro do Rio de Janeiro) que pretende abordar, de forma prática e dinâmica, temas de Saúde como ponto de convergência entre os países da América do Sul.

O evento será transmitido ao vivo pela página Isags Unasur Salud

  • Organizado por: ISAGS-UNASUR
  • Local: Av. Rio Branco, 151/19o andar - Centro - Rio de Janeiro/Brasil
Saiba mais

Maio, 2018

31/05

Dia Mundial sem Tabaco

Todos os anos, no dia 31 de maio, a OMS, governos e outras organizações celebram o Dia Mundial sem Tabaco. O objetivo é chamar atenção para os riscos à saúde que o tabaco e seus derivados podem causar e promover políticas que possam reduzir seu consumo.

Este ano, a campanha vai focar no impacto que o tabagismo causa na saúde cardiovascular das populações.

  • Organizado por: Organização Mundial da Saúde
Saiba mais