Começa a execução do Plano Operativo Anual 2018 do ISAGS

10/04/2018

Anualmente, o ISAGS submete ao seu Conselho Diretivo as propostas de trabalho do ano seguinte para aprovação no chamado Plano Operativo Anual (POA 2018). O documento reúne e sistematiza as principais ações que serão desenvolvidas pelo Instituto em suas distintas áreas de atuação.

“Depois de um excelente ano de atividades e de um bom posicionamento regional em 2017, seguiremos analisando e difundindo os assuntos mais importantes de Saúde na América do Sul, além de acompanhar os processos de integração regional para que alcancemos uma região mais saudável e com menos inequidades”, afirma a diretora executiva do instituto, Carina Vance.

Novos projetos das áreas que compõem o ISAGS

Em 2018, um dos projetos mais importantes é um estudo sobre os riscos, ameaças e vulnerabilidade em relação ao impacto epidemiológico das mudanças ambientais na região sul-americana. Para este projeto, coordenado por nosso especialista em Vigilância em Saúde, Eduardo Hage, é esperado o lançamento de uma publicação, além de um workshop presencial na sede do Instituto. A área também apoiará a Rede de Gestão de Riscos e Desastres da UNASUL na implementação do seu plano de trabalho.

Na área de Medicamentos e Tecnologias da Saúde, coordenada por Ángela Acosta, será realizado um workshop sobre a pertinência e a atual contribuição do desenvolvimento de avaliação de tecnologias em saúde na atualização das listas básicas nacionais de medicamentos, além de um estudo sobre os processos e abordagens de judicialização de medicamentos na região. Já a área de Determinação Social da Saúde, coordenada por Francisco Armada, dará enfoque numa investigação sobre as barreiras para a promoção das políticas inovadoras de alimentação saudável e também em uma publicação técnica sobre os mecanismos de participação social em Saúde na América do Sul.

Nosso especialista em Sistemas e Serviços de Saúde, Félix Rígoli, coordenará a implementação de uma nova plataforma virtual de dados sobre assimetrias dos sistemas de saúde da região. O novo mecanismo de consulta e busca de informações da América do Sul estará disponível no novo site do ISAGS (outro projeto aprovado no POA 2018). O especialista também será responsável pela realização de um workshop regional sobre o Fortalecimento de Redes Integradas de Serviços de Saúde, além de seguir promovendo o fortalecimento de capacidades em apoio aos Alinhamentos de Políticas de Recursos Humanos na região.

Também foram aprovadas as ações e metas propostas para as demais unidades do ISAGS. Depois de um bem-sucedido curso sobre Diplomacia da Saúde, oferecido a funcionários dos ministérios de Saúde dos países da UNASUL, o ISAGS desenvolverá um novo curso virtual: o I Curso Sul-Americano de Governo em Saúde, que será coordenado pela área de Relações Internacionais. Já a área de Comunicação continuará seu trabalho de gerar, produzir e difundir conhecimento por meio das suas plataformas oficiais e também desenvolverá um seminário virtual de Comunicação em Saúde.

Siga as redes sociais do ISAGS e leia a revista mensal, “Saúde ao Sul”, para acompanhar, sugerir, e participar das nossas ações.

Compartilhar