ISAGS lança sua Plataforma de Conhecimento em Saúde

03/12/2018

É a primeira fonte digital desse tipo, que reúne informações e dados de toda a América do Sul.

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS), lançou hoje sua Plataforma de Conhecimento em Saúde, espaço virtual em três idiomas, com relatórios, livros, estudos, cursos, materiais e referências de especialistas jornalísticos, entre outras ferramentas sobre temas como a Atenção Primaria, Vigilância Sanitária, Compras Públicas e Escassez de Drogas, Programas de Transferência de Renda, além de uma ação inédita na região no campo da Diplomacia em Saúde.

A Plataforma de Conhecimento em Saúde compila os resultados do trabalho que temos feito para fortalecer a saúde na região“, afirma Carina Vance, diretora executiva do ISAGS. “Gerar, produzir e disseminar conhecimentos críticos, inovadores e transformadores de políticas e sistemas de saúde para a redução das desigualdades sociais está dentro de nossas principais estratégias. Estamos convencidos de que uma ferramenta como essa contribui para a democratização do acesso ao conhecimento e à informação em saúde “, conclui Vance.

Disponível no site www.isags-unasur.org, a Plataforma de Conhecimento em Saúde contém:

  • A base de dados Sul + (“MAS” – Monitoreamento de Assimetrias em Saúde). Trata-se de una coleta de dados, estatísticas, mapas, gráficos e notícias relacionados às assimetrias regionais e seus impactos na saúde na região sul-americana. Entre os tópicos disponíveis estão dados sobre: gastos com saúde; recursos humanos; mortalidade infantil e materna.
  • Estudos publicados, tais como: A situação dos medicamentos essenciais em risco de escassez na América do Sul; Gestações não intencionais em adolescentes da região; um mapeamento das políticas de saúde intercultural; entre outras pesquisas publicadas ao longo de 2018 e em anos anteriores.
  • Revista Saúde ao Sul: Publicação do ISAGS que cobre a realidade sul-americana, nos temas mais destacados para a saúde. Tem contribuições de especialistas e autoridades de várias áreas da Saúde, Desenvolvimento e Integração. Todas as edições estão disponíveis na plataforma.
  • Livros publicados pelo Instituto, incluindo: Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, integralidade e equidade; Vigilância em Saúde na América do Sul: epidemiológica, saúde e meio ambiente e Atenção Primária à Saúde na América do Sul.
  • Guias Clínicas: Com o intúito de oferecer oportunidades de cooperação técnica aos profissionais de saúde, as guias clínicas de cada país são ferramentas para  que as autoridades de saúde possam apoiar a equipe médica no uso racional de medicamentos e tecnologia, bem como suporte na busca constante pela qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Sobre o ISAGS – UNASUR

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) é uma organização intergovernamental sediada no Rio de Janeiro, fundada em 2011 pelo Conselho de Ministros da Saúde dos países membros da UNASUL (União das Nações Sul-Americanas). Entre suas funções está o treinamento de líderes, a geração e gestão do conhecimento e o suporte técnico para os Sistemas de Saúde. O Instituto gera conhecimento por meio de pesquisas e a realização de oficinas, seminários e estudos, além de publicar livros e uma revista mensal sobre temas relacionados à Saúde e ao Desenvolvimento.

Comunicação ISAGS:

comunica@isags-unasur.org | giovanalerda@isags-unasur.org | danielsalman@isags-unasur.org

Tel.: +55 (21) 2505-4424 | +55 (21) 2505-4445 | +55 (21) 98595-9664 (cel)

Compartilhar