#Institucional: O ISAGS realiza visita oficial à Bolívia

11/04/2018

Nossa diretora, Carina Vance, se reuniu com a ministra Ariana Campero, com quem coordenou o trabalho conjunto da Presidência Pro Tempore da Bolívia na UNASUL a partir de abril.

Entre 19 e 23 de março, a equipe de relações internacionais do ISAGS realizou uma série de reuniões no Ministério da Saúde da Bolívia com o objetivo de estabelecer uma agenda de trabalho prévia à entrega da Presidência Pro Tempore da UNASUL ao país.

Todos os anos, um dos países do bloco exerce a Presidência, seguindo a ordem alfabética dos países. Entre suas responsabilidades estão a convocar e presidir as reuniões, representar o bloco em eventos internacionais e coordenar as diversas iniciativas regionais. Bolívia sucede a Argentina no cargo.

Durante a jornada, a ministra boliviana, Ariana Campero, juntamente com seus dois vice-ministros, recebeu a diretora do ISAGS, Carina Vance. Durante a reunião de alto nível, Campero reafirmou a intenção da Bolívia de dar prioridade à UNASUL e seus órgãos. “Ao ISAGS e a todos os países da região, nossas portas estão abertas para que possamos compartilhar nossas melhores experiências em projetos e programas em que já avançamos muitíssimo”, disse a ministra. Ela mencionou algumas de suas prioridades, como o acesso a medicamentos, mencionando os projetos em andamento, como o Banco de Preços e o Mapeamento de Capacidades Produtivas. “O primeiro desafio é alcançar a soberania regional para o acesso a medicamentos com base no interesse público”, enfatizou.

Durante a visita, funcionários do Ministério também apresentaram algumas iniciativas que foram promovidas nos últimos anos no país, como o programa Mi Salud, baseado na participação social e na interculturalidade. Vance visitou o Centro de Saúde San Pedro de Charapaqui, um dos 309 municípios em que o programa está presente. “Os avanços da Bolívia são históricos e há muito a aprender com suas políticas baseadas no direito à saúde”, disse o diretor.

Plano de trabalho 2018 com ORAS-CONHU

Dias antes do encontro com Campero, Carina Vance assinou junto à secretária executivo do Organismo Andino de Saúde (ORAS-CONHU), Nila Heredia, o Plano de Trabalho no âmbito do Acordo de Cooperação assinado em 2017 entre as duas organizações. O objetivo do Acordo é permitir a identificação das atividades que serão desenvolvidas para evitar a duplicação de esforços.

Compartilhar