ISAGS obtém reconhecimento em Reunião Extraordinária do Comitê Coordenador do CSS

11/12/2015

Os mais de quatro anos de trabalho do ISAGS como centro de altos estudos e promotor da articulação regional foram destaque na Reunião Extraordinária do Comitê Coordenador do Conselho de Saúde Sul-americano (CSS), que marcou o início dos debates para a construção do próximo Plano Quinquenal. Realizado com o apoio do Instituto, o evento reuniu delegados dos países membros da UNASUL – além de representantes de Grupos Técnicos (GTs), Redes Estruturantes e da Secretaria Geral – de 30 de novembro a 2 de dezembro em Montevidéu.

O encontro promoveu uma reflexão crítica sobre os lineamentos do plano atual, criado pelos próprios GTs ao longo de 2009, com o objetivo de traduzir, em linhas de ação, a constituição do Bloco e os princípios do CSS.  De acordo com Gilberto Ríos, coordenador nacional do CSS no Uruguai, havia muita expectativa em relação ao primeiro documento, o que comprometeu consideravelmente sua execução. “Devemos levar em conta que os tempos são outros e considerar a priorização política, factibilidade e possibilidade de convergência do novo Plano Quinquenal”, completou o representante da Presidência Pro Tempore (PPT) do Conselho, instância que convocou a reunião.

Por sua vez, os GTs e as Redes apresentaram seus informes, apontando conquistas e expondo as principais dificuldades enfrentadas nos últimos cinco anos. Além de questões orçamentárias e de comunicação, o grupo destacou a importância do ISAGS na concretização de projetos essenciais, como os livros “Sistemas Universales de Salud en Suramérica” e “Atención Primaria de Salud (APS) en Suramérica”, além do curso sobre Determinantes Sociais da Saúde.

“É preciso reconhecer que as publicações sobre Sistemas Universais e APS são dois dos melhores trabalhos da UNASUL, graças aos esforços do GT e do ISAGS”, pontuou Cesar Cabral, coordenador nacional do CSS no Paraguai.

Ademais, a secretária executiva do ISAGS, Luana Bermudez, apresentou o informe do Instituto, descrevendo as atividades conduzidas em 2015 e os desafios para o próximo ano, que marca o fim do mandato do diretor executivo José Gomes Temporão.

“Poderemos, também, ter a ratificação do acordo de sede pelo governo brasileiro, o que oficializará a condição do ISAGS como órgão internacional”, acrescentou.

A partir das discussões da Reunião Extraordinária do Comitê Coordenador, será elaborado um informe, que será enviado pela PPT a todos os países membros da UNASUL, para que se prossiga com o processo de elaboração do novo Plano Quinquenal em janeiro.

LEIA MAIS SOBRE A REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÊ COORDENADOR DO CSS NO INFORME ISAGS DE NOVEMBRO

Compartilhar