ISAGS participa de reunião de avaliação de tecnologias em saúde na Bolívia

25/10/2016 - Rafael Giménez - ISAGS

Neste momento, está sendo realizada a XI Reunião da Comissão Técnica Sub-Regional de Avaliação de Tecnologias em Saúde em Cochabamba, Bolívia, com a participação do ISAGS.

Começou hoje a XI Reunião da Comissão Técnica Sub-Regional de Avaliação de Tecnologias em Saúde em Cochabamba, Bolívia, com a participação de membros da Comissão Técnica Sub-Regional de Avaliação de Tecnologias em Saúde, representantes do ORAS-CONHU, representante da OPAS na Bolívia, da Assessora Sub-regional da região Andina para Medicamentos e Tecnologias em Saúde (OPAS), representante da REDETSA, participantes locais e o ISAGS/UNASUL.

O evento pretende socializar os avanços em relação à implementação do curso capsular de Avaliação de Tecnologias em Saúde, apresentar a situação dos dispositivos médicos na sub-região andina, apresentar o monitoramento e avaliação da Política Andina de Avaliação de Tecnologias em Saúde (PAETS), apresentar a implantação do Plano Operativo Anual (POA) 2016 e a elaboração do POA 2017.

Durante o pronunciamento das palavras de abertura, a Ministra da Saúde da República Plurinacional da Bolívia, Ariana Campero Nava, fez referência a um ideal compartilhado pelos 12 países da América do Sul:

“Nós, não apenas a Bolívia, mas também as iniciativas regionais de integração, o ORAS, o Mercosul, o ISAGS e a UNASUL, temos um sonho, que é o de que nossas agências reguladoras de medicamentos trabalhem em conjunto para garantir o acesso universal a medicamentos para as nossas populações”.

A Bolívia acaba de lançar a sua própria Agência Estatal de Medicamentos e Tecnologias em Saúde (AGEMED), um grande passo para o país e para a região na luta pela universalização do acesso a medicamentos.

 

Reunião conjunta

Amanhã será realizada, também em Cochabamba, a V Reunião Conjunta da Comissão Técnica Sub-Regional para a Política de Acesso a Medicamentos e a Comissão Técnica Sub-Regional de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

O encontro terá como objetivo socializar a situação das ETS nos países do Mercosul, a aprovação da adopção do Modelo Metodológico Regional para protocolos de avaliação de tecnologias em saúde (medicamentos) do Projeto DIME e a elaboração, revisão e aprovação do Guia Metodológico de ETS para dispositivos médicos da EUnetHTA, incluindo equipamentos biomédicos.

Participam membros da Comissão Técnica Sub-Regional para a Política de Acesso a Medicamentos, membros da Comissão Técnica Sub-Regional de Avaliação de Tecnologias em Saúde, representantes da área de medicamentos dos países do Mercosul, representantes do ISAGS, participantes locais do Ministério da Saúde da Bolívia, assessoras Nacional e Sub-Regional da região Andina para Medicamentos e Tecnologias em Saúde (OPAS), representante da REDETSA e representantes do ORAS-CONHU.

 

Cooperação Sul-Sul

A aliança e cooperação entre o ISAGS e o ORAS-CONHU vêm de longa data, mas foram oficializadas no último 7 de setembro na cidade de Cartagena, no âmbito da XV Cúpula de Ministros e Ministras da Saúde de Ibero-América e da Conferência LAC “Uma Região Comprometida – Reduzindo Iniquidades em Saúde Sexual e Reprodutiva”.

Nessa ocasião, a Diretora Executiva do ISAGS, Carina Vance, e a Secretária Executiva do ORAS-CONHU, Nila Heredia, assinaram a Convenção-Quadro de Colaboração Interinstitucional, com o objetivo de promover e fortalecer as relações entre ambas as instituições, a fim de reforçar as atividades de cada organização e dos Ministérios da Saúde dos países da região sul-americana, gerando processos de convergência de agendas e identificando abordagens para tratar da questão da saúde na região.

Compartilhar