NOTÍCIAS | MATÉRIA Enviar por E-mail

Imprimir
Comentários : 0

ISAGS recebe o lançamento da revista Ciência & Saúde Coletiva

23/08/2017 | Fonte: ISAGS - Autor: ISAGS
Evento acontece no próximo dia 31 de agosto de 2017, quinta, a partir das 9h

Dia 31/8, quinta-feira, o ISAGS abre as portas da sua sede para o lançamento da Revista Ciência & Saúde Coletiva e para um bate-papo com Fernando Pires-Alves, da Casa de Oswaldo Cruz - COC | Fiocruz; María Belén Herrero, da área de Relações Internacionais da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO); e Marcos Cueto da COC/Fiocruz.

O evento acontece a partir das 8h30 e as inscrições devem ser feitas por esse link: http://bit.ly/2xcjBD9

A Revista Ciência & Saúde Coletiva trata pela primeira vez, em sua história, o tema da Cooperação Internacional em Saúde sob a ótica do Desenvolvimento, em sua edição 22.7 de julho de 2017. Organizada pelos pesquisadores José Paranaguá de Santana e Fernando Pires-Alves, esta edição apresenta artigos sobre os processos históricos que informam as relações internacionais em geral, e de saúde em particular, evidenciando dois grandes paradoxos.

 

O primeiro é a sinergia entre mais desenvolvimento e mais desigualdade, graças à gritante disparidade entre o avanço científico, tecnológico e econômico entre os países mais desenvolvidos e a escassez desses ativos fundamentais entre os subdesenvolvidos, na história contemporânea. As discrepâncias que se avolumaram ao longo do tempo se projetam sobre a qualidade de vida e saúde nos dois extremos, e mostram problemas quase intransponíveis para sua superação.

O segundo ressalta a tensão entre solidariedade internacional e interesses nacionais nos setores científico e tecnológico, econômico, industrial e financeiro que, efetivamente, definem os acordos geopolíticos e militares entre países. Disputas de poder entre governos e influência escancarada de interesses de grandes transnacionais são fatores importantes no engendramento das desigualdades e injustiças que dividem o mundo e trazem efeitos perversos e dolorosos para a saúde das populações mais pobres.

Para ler a revista, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-812320170027&lng=pt&nrm=iso

Downloads:
Links Relacionados: Disponivel em:
INFORME
Saúde ao Sul - Edição de setembro - 2017

Saúde ao Sul - Edição de setembro - 2017.

Disponivel em:
FACEBOOK
TWITTER
Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde
Av. Rio Branco,151, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro, RJ
Brasil - CEP 20040-911. Tel.: + 55 21 2505-4400
® 2011 Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. Todos os direitos reservados Desenvolvimento: Integração Web