NOTÍCIAS | MATÉRIA Enviar por E-mail

Imprimir
Comentários : 0

SAÚDE SEM FRONTEIRAS: Especialistas discutem o tema em ciclo de debates no ISAGS

11/09/2017 | Fonte: ISAGS - Autor: ISAGS
Desafios enfrentados pelos Sistemas de Saúde nas regiões das fronteiras são o mote da nova edição de "Diálogos do Sul", que acontece dia 21/9, às 15h

Quando pensamos em países e divisões territoriais, inevitavelmente nos vem à mente a noção de fronteiras. Essas áreas são normalmente concebidas como lugares afastados, com pouca infraestrutura, problemas de segurança e sistemas de saúde precários. Esta visão pragmática desses territórios será contestada e discutida na próxima edição do ciclo de debates DIÁLOGOS DO SUL, que tem como tema “SAÚDE SEM FRONTEIRAS”. O evento acontece no dia 21 de setembro, quinta-feira, a partir das 15h, na sede do ISAGS (organismo permanente da União das Nações Sul-Americanas que investiga temas de Saúde na região), no Rio de Janeiro.

“SAÚDE SEM FRONTEIRAS” buscará desconstruir o conceito tradicional das fronteiras e repensá-las como lugares privilegiados de cooperação internacional, de encontros, convergência, além de espaços políticos fundamentais para o debate do acesso à Saúde como um direto. O debate terá como convidados Carolina Moulin, professora e coordenadora do programa de Pós-Graduação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio; e Paulo Cesar Peiter, doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os moderadores serão o especialista do Instituto em Sistemas e Serviços de Saúde, Félix Rígoli; e o especialista em Determinação Social da Saúde, Francisco Armada.

“Os problemas de saúde nas fronteiras são, muitas vezes, motivo de preocupação. Na América do Sul se constata que a maior parte dos nossos limites territoriais são artificiais, muitas vezes criados e implantados em um ecossistema único e por povos que possuem tradições centenárias muito parecidas. Por isso, esta edição de Diálogos do Sul vai examinar a realidade da Saúde nessas regiões, o que também pode ser considerado um ponto de partida para os processos de integração que a UNASUL promove”, afirma Félix Rígoli, chamando a atenção também para a própria utilização do termo “fronteiras”: “A Saúde não conhece limites. As fronteiras políticas tal qual conhecemos não devem se sobressair ao direito universal de todos os cidadãos”.

Outros pontos como a localização distante dos centros urbanos e muitas vezes de difícil acesso, a oferta (ou não) de serviços públicos, os processos de integração regional entre países e a regulamentação da livre circulação de pessoas também serão discutidos pelos especialistas.

ESPECIALISTAS:

Carolina Moulin é professora adjunta do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Coordena o programa de Pós-Graduação do Instituto e é editora-chefe da Revista Contexto Internacional: Journal of Global Connections. Suas pesquisas articulam as teorias críticas de Relações Internacionais a temas da agenda migratória global e regional, particularmente no que toca aos regimes normativos e suas inflexões sobre populações refugiadas e migrantes.

Paulo Cesar Peiter é doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é pesquisador do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), onde coordena a linha de pesquisa Saúde nas Fronteiras. É professor do programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz e pesquisador do Grupo Retis de Pesquisa da UFRJ. Recebeu o Prêmio Capes em 2006 pela tese: “A Geografia da Saúde na Faixa de Fronteira Continental do Brasil”. Tem experiência na área de geografia da saúde, vigilância em saúde, limites, fronteiras e saúde.

 

Downloads:
Links Relacionados: Disponivel em:
INFORME
Saúde ao Sul - Edição de outubro - 2017

Saúde ao Sul - Edição de outubro - 2017

Disponivel em:
FACEBOOK
TWITTER
Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde
Av. Rio Branco,151, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro, RJ
Brasil - CEP 20040-911. Tel.: + 55 21 2505-4400
® 2011 Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. Todos os direitos reservados Desenvolvimento: Integração Web