Imprimir
BIBLIOTECA | Documentos

Livro: Atenção Primária de Saúde na América do Sul

2015 - AUTOR: LIGIA GIOVANELLA (ORG.)

O Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS/UNASUL) tem a função de realizar pesquisas sobre políticas de saúde e sistematizar, organizar e difundir informação técnico-científica em saúde que apoie a tomada de decisões e fortaleça os processos de liderança em saúde na América do Sul.

O livro "Atenção Primária de Saúde na América do Sul" é o terceiro publicado pelo ISAGS/UNASUL e tem o objetivo de proporcionar um panorama inédito sobre a organização da APS na região, identificando experiências de sucesso, desafios e tendências em sua implantação. A pesquisa sobre os diversos modelos de APS vigentes nos 12 países da América do Sul revelou dados a respeito da prestação, organização e coordenação dos cuidados, a força de trabalho, o financiamento, a gestão e a participação social, passando por questões como intersetorialidade e interculturalidade, apresentando tendências, desafios e também experiências de sucesso.

Este livro foi dividido em seis capítulos. O primeiro apresenta um panorama crítico da atenção primária nos países da Unasul através de uma análise transversal que destaca problemas compartilhados pelos países e sugere caminhos para solucioná-los. Os cinco capítulos seguintes foram elaborados pelos consultores contratados pelo Isags para o projeto de mapeamento e reúnem convergências de tendências entre os países. Foram agrupadas em um capítulo, por exemplo, as experiências em APS de países com sistemas baseados no seguro de saúde e, em outro, as nações com propostas similares de busca pela atenção integral. Igualmente, foram considerados critérios como a proximidade geográfica (que facilitou o trabalho de campo) e a história compartilhada.


A iniciativa do livro não se restringe à produção de conhecimento, mas busca também estimular a formulação de estratégias nos níveis local, nacional e regional, reconhecendo a APS como eixo fundamental para a concretização dos sistemas universais de saúde na região sul-americana. Espera-se que esta publicação sirva para proporcionar aos governos informação que permita identificar políticas estratégicas de atuação regional ou local, facilitando a tomada de decisões e fortalecendo a Unasul como um todo.

Direção executiva do ISAGS/UNASUL