Imprimir
NEWS | MATÉRIAS

ISAGS lança publicação inédita sobre o desabastecimento de medicamentos essenciais na região da América do Sul

21-12-2017 - AUTOR: ISAGS

Da área de Medicamentos e Tecnologias da Saúde, o ISAGS lança a publicação "Situação de medicamentos essenciais com risco de escassez com ênfase nos países da América do Sul" - Disponível em espanhol e inglês

O ISAGS lança a publicação inédita "Situação de medicamentos essenciais com risco de escassez com ênfase nos países da América do Sul", um estudo desenvolvido pelo especialista do Instituto em Medicamentos e Tecnologias da Saúde, Dr. Ángela Acosta, em colaboração com o Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (ORAS-CONHU).
 
Na investigação, foram identificadas as causas da escassez de diferentes medicamentos na região sul-americana; a situação de estoques de medicamentos essenciais em âmbito regional e global; uma lista completa de medicamentos desabastecidos na região sul-americana relatada pelos Ministérios da Saúde; além de possíveis estratégias para abordar o problema.

Todas as informações foram oferecidas pelos Ministérios da Saúde dos países membros da UNASUL: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A informação foi consolidada e posteriormente analisada para a compilação. Da mesma forma, foi realizada uma revisão da literatura cinza e dos sites das agências de saúde de cada país.