Na abertura do Conselho Consultivo, César Cabral coloca financiamento do Isags como uma das prioridades da nova Presidência Pro Tempore

14/01/2015

Foi aberta nesta quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, a primeira reunião formal do Conselho Consultivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags). Presentes na mesa, entre outros, o diretor executivo do Isags, José Gomes Temporão, o representante da Presidência Pro Tempore da Unasul Saúde, César Cabral Merelles  e o Chefe de Gabinete da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Fausto Lopez  Crozet.

César Cabral iniciou sua fala explicando como a Unasul e os conselhos estão organizados e disse que  está na missão e na visão do Isags ser um “catalizador” dos trabalhos das redes e grupos que compõem a Unasul Saúde. “O financiamento do Isags é uma prioridade”, disse.

Ele também refletiu sobre a importância de se criar uma rede de informação em todo o continente, que permita a troca de dados entre as instituições e entre os conselhos de ministros.

Fausto falou sobre a importância de uma união sul americana de países para as questões de saúde, e que a criação de consenso e a apresentação destes em reuniões internacionais será muito importante para que “a posição da Unasul apareça de forma clara na declaração final”.

Temporão lembrou que esses avanços já começaram a ser percebidos durante a Conferência Mundial Sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS), promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Rio de Janeiro, em outubro do ano pasado. “A Carta do Rio tem, sem dúvida, uma marca da Unasul-Saúde e do Isags”, disse.

Compartilhar