História

2017
19/abr

VI Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS

Nos dias 19 e 20 de abril, o ISAGS organizou en sua sede a sexta Reunião do Conselho Consultivo para formular recomendações relativas à planificação, gestão, execução e avaliação das ações desenvolvidas pela instituição no último ano e planejar os projetos futuros.O Conselho está formado pelos coordenadores titulares dos Grupos Técnicos e das Redes de Instituições Estruturantes, além de especialistas em áreas críticas de conhecimento em saúde. "Na reunião, revisamos o que serão as atividades para o ano de 2017, nos certificando de que estamos vinculados aos grupos técnicos, aos ministérios de saúde da região e às redes estruturantes. (...) Estamos planejando bem os objetivos deste ano e além disso, já projectando para 2018 afim de estarmos certos de que nosso trabalho possa se transformar em resultados e benefícios tangíveis para a população sul-americana", comentou na ocasião a diretora executiva do ISAGS, Carina Vance. 

31/mar

Mesa redonda com os candidatos a Diretor Geral da OMS

Durante a reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano (CSS), o ISAGS organizou um fórum sem precedentes em blocos regionais, reunindo ministros presentes na reunião com os três candidatos a diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, David Nabarro (Reino Unido), Sania Nishtar (Paquistão) e Tedros Ghebreyesus (Etiópia). O objetivo era consolidar as dúvidas e preocupações dos ministros sobre as propostas de candidatos em cinco perguntas pré-acordadas entre as autoridades, dando-lhes as melhores insumos para a tomada de decisões.

A eleição para Diretor-Geral da OMS aconteceu na Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2017. A iniciativa foi muito elogiada por todos os presentes e antes da reunião com os ministros, o ISAGS transmitiu ao vivo pelo Facebook uma entrevista com os candidatos com perguntas enviadas através das redes sociais.

31/mar

Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano (CSS)

No dia 31 de março, na sede da Secretaria-Geral da Unasul em Quito, Equador, foi realizada a Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano (CSS), que reuniu os titulares da saúde na região. A reunião contou com a presença da atual ocupante da Presidência Pro Tempore do CSS, a ministra da Saúde da Venezuela, Antonieta Caporale; da ministra equatoriana Verónica Espinosa; do vice-ministro da Colômbia, Luis Fernando Correa Serna; e da ministra dentro do Ministério da Guiana, Karen Cummings; bem como representantes da Bolívia, Chile e Suriname.

15/mar

Diálogos do Sul - ISAGS abre suas portas para a comunidade do Rio de Janeiro

O ISAGS abriu as portas da sua sede na cidade do Rio de Janeiro para a primeira edição da série de debates "Diálogos do Sul", um evento que continua durante todo o ano de 2017, com palestras sobre saúde como um ponto de convergência entre os países América do Sul.

A primeira edição teve como tema "A Saúde e os novos desafios da integração" e contou com a presença dos quatro novos especialistas do ISAGS, que abordaram a questão de acordo com as suas áreas de especialização para um público de acadêmicos, estudantes, autoridades e membros de organizações. "É necessário encorajar o diálogo entre o que está sendo discutido em nível regional e da comunidade acadêmica vibrante do Rio de Janeiro, especialmente agora que temos um grupo de especialistas internacionais", disse Carina Vance, diretora executiva.

13/mar

ISAGS assina novo convênio de colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz

A diretora executiva do ISAGS, Carina Vance, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, assinaram no último 13 de março um novo convênio de colaboração para promover e fortalecer ainda mais as relações entre os dois organismos e gerar um processo mais próximo nas suas agendas de trabalho.

“Um dos elementos mais valiosos de ter a sede do ISAGS no Rio de Janeiro, é a proximidade com uma das instituições de Saúde mais destacadas do mundo, a Fiocruz. Ao incorporar os novos especialistas em saúde do ISAGS com a missão de aprofundar o apoio aos Ministérios de Saúde da região, um trabalho articulado com as instituições acadêmicas da região da América do Sul que zelam pelo interesse público pode fortalecer exponencialmente nossa capacidade e reverter em políticas públicas de alto impacto baseadas em avances científicos”, diz Carina Vance.

Representando a Fiocruz, a presidente Nísia Trindade declarou sua expectativa com o acordo: “Em tempos de mudanças na região, a colaboração com o ISAGS é fundamental, especialmente em áreas de atuação que geram resultados efetivos pela Saúde Pública. Ressalto ainda como aspecto central deste convênio o trabalho que temos junto à UNASUL com as escolas de saúde pública e com a escola politécnica”, conclui.

Na ocasião, também estiveram presentes o ex-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, que recebeu uma homenagem por sua contribuição para a criação e institucionalização do ISAGS; Paulo Buss, diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz; Frederico Peres, da Rede de Escolas de Saúde Pública (RESP); Geandro Pinheiro, da Rede de Escolas Técnicas em Saúde (RETS); Flávia Bueno, coordenadora da Unidade de Gestão da Informação e Comunicação do ISAGS; e Luana Bermudez, coordenadora da unidade de Relações Internacionais e Cooperação do ISAGS, além dos quatro especialistas em saúde do instituto.

2016
20/dez

Resultado de seleção e incorporação dos novos especialistas

O processo de seleção dos Especialistas em Saúde foi aberto no dia 18 de novembro com a publicação de uma convocatória em nossas redes sociais e o envio da mesma em ofício aos Ministérios de Saúde e de Relações Exteriores dos 12 países sul-americanos, além da Secretaria Geral da UNASUL.

Foram recebidas em total 114 inscrições para as vagas de Especialista em Determinação Social da Saúde, Vigilância em Saúde, Medicamentos e Sistemas de Saúde até o dia 5 do mês seguinte, que foram prontamente enviadas aos Ministérios de Saúde dos países para a revisão e anuência das candidaturas de suas nações.

Com a lista final de candidatos e com o aval dos seus Ministérios, foi revisada a documentação sob a seguinte metodologia: foram verificados os requisitos legais, a experiência laboral prévia, o domínio de um dos idiomas de trabalho da UNASUL (espanhol e/ou inglês) e a validade dos documentos (como a certidão de nascimento, a cópia dos títulos e cursos de capacitação, etc.). Também se comprovaram os requisitos mínimos de educação formal para cada vaga.

Depois de avaliar os méritos a partir de um esquema de pontuação, foram realizadas entrevistas presenciais ou virtuais nas quais os candidatos realizaram um exercicio prático no qual eles puderam demonstrar seus conhecimentos técnicos, suas técnicas de redação e de investigação, entre outras competências.

De acordo com o princípio de representatividade dos países da UNASUL, recomendado pelos países membros e estipulado nos Artigos 29 e 34 do Regulamento Interno de Pessoas do ISAGS, optou-se pela maior representatividade dos estados membros.

O resultado final foi a seleção de Ángela Acosta (Colômbia) para a vaga de Especialista em Medicamentos e Tecnologias da Saúde, Eduardo Hage (Brasil) para Vigilância em Saúde, Félix Rígoli (Uruguai) para Sistemas e Serviços de Saúde e Francisco Armada (Venezuela) para Determinação Social da Saúde.

28/nov

Semana da Saúde UNASUL



Nunca antes a Secretaria-Geral da UNASUL havia abrigado tamanha concentração de especialistas, representantes de instituições e organismos, autoridades da área e diplomatas dedicados à Saúde sob uma mesma proposta. A Semana da Saúde UNASUL reuniu 4 eventos em 4 dias, recebeu mais de 150 participantes e abrangeu cerca de 54 horas de conferências, debates e busca de consenso.

Participaram, além dos representantes dos países do bloco, uma delegação do Conselho de Ministros da América Central e do Caribe e especialistas da Austrália, El Salvador, Estados Unidos e Reino Unido. Também tiveram um papel importante instituições como South Centre (uma organização intergovernamental de países em desenvolvimento sediada na Suíça) e a DNDi (“Iniciativa Drogas para Doenças Negligenciadas” dedicada à pesquisa e desenvolvimento, sem fins lucrativos, de drogas para doenças negligenciadas pela indústria farmacêutica).

Além da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, destacaram-se também as contribuições dos ministros da Saúde da Colômbia e do Equador, Alejandro Gaviria e Margarita Guevara. Também estiveram presentes membros do Painel de Alto Nível das Nações Unidas sobre o Acesso a Medicamentos.

Como resultado desses dias, foi criado o Banco de Preços de Medicamentos da UNASUL; avaliado o estado atual do Mapeamento das capacidades regionais de produção de medicamentos; socializados os resultados das políticas de rotulagem de alimentos do Chile e Equador, bem como da Austrália e Reino Unido, com o objetivo de subsidiar a construção de políticas semelhantes nos outros países da União e as experiências dos países sul-americanos em políticas integrais de combate ao sobrepeso e obesidade como fatores de risco para DANTs foram compartilhadas, incluindo a aplicação de impostos em bebidas açucaradas como implementado em Berkeley, EUA; em matéria de luta contra a hepatite C, foram contundentes as críticas à especulação e às práticas abusivas da indústria farmacêutica.

A seguir, um resumo dos principais resultados dos dias intensos vividos na cidade Mitad del Mundo, nos arredores de Quito (Equador), onde se encontra o Edifício Néstor Kirchner, sede da UNASUL.

 

1. Aprovado o Banco de Preços de Medicamentos UNASUL

O primeiro dos eventos da Semana da Saúde UNASUL foi a Oficina do Banco de Preços de Medicamentos da UNASUL (BPMU), na qual o Grupo de Acesso Universal a Medicamentos da UNASUL (GAUMU) definiu a criação da plataforma através da qual os países sul-americanos vão dar forma a essa ferramenta de extrema importância para a região. Ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro e exigiu um intenso exercício democrático até chegar a um documento final mediante um consenso.

Através do BPMU, a América do Sul poderá comparar quanto cada país está pagando por cada medicamento e, assim, aumentar o seu poder de negociação e desenvolver estratégias comuns para uma futura compra conjunta, o que, de acordo com as estimativas apresentadas, poderia significar uma economia anual de um bilhão de dólares.

A compra conjunta de medicamentos, que deve ser a evolução natural do BPMU, está ligada a outra iniciativa em andamento: o mapeamento das capacidades produtivas da região com vistas à futura produção regional de medicamentos.

Para mais informações sobre o BPMU, clique aqui e leia o artigo dedicado ao tema.

 

2. A política de rotulagem de alimentos espalha-se pela região

O segundo evento, que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro, foi a Conferência Internacional sobre Políticas Integradas e Regulamentação para a Segurança Alimentar e Nutricional.

A importante redução da fome na América do Sul, produto das políticas progressistas fomentadas nos últimos anos, trouxe como consequência novos problemas à saúde: a obesidade infantil e outras formas de desnutrição. Os referidos assuntos despertaram a atenção de especialistas internacionais que, reunidos em Quito, dedicaram dois dias à discussão de políticas integradas para tratar desse novo problema, que se alastrou pela região de forma assustadora graças ao aparecimento dos alimentos ultraprocessados na América do Sul, principalmente nas populações mais pobres.

A política de rotulagem de alimentos mereceu atenção especial dos participantes, destacando-se a iniciativa promovida no Equador. Essa política, que continua em vigor, implica etiquetar os alimentos com um esquema de cores (semelhante a um semáforo) indicando o grau de periculosidade para a saúde no que se refere ao nível de açúcar, gorduras saturadas e sal. Vermelho corresponde a concentrações elevadas enquanto o amarelo e verde a concentrações médias e baixas, respectivamente.

Em 2016, o Chile implementou a sua própria política, que além de contar com um alerta nos alimentos com alto teor de gordura, açúcar, sódio e carboidrato, inclui a regulamentação da publicidade de alimentos para as crianças. Após as conferências de ambos os países, junto com as da Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, várias delegações sul-americanas revelaram que seus países estão em processo de estudo para a implementação desse tipo de política.

Saiba mais sobre a política de rotulagem de alimentos e a Conferência Internacional sobre Políticas Integradas e Regulamentação para a Segurança Alimentar e Nutricional clicando aqui.

 

3. Avaliação do mapeamento das capacidades produtivas regionais para a produção de medicamentos

Em 30 de novembro, um dia depois de finalizada a oficina que deu forma ao Banco de Preços de Medicamentos da UNASUL, o Grupo de Acesso Universal a Medicamentos da UNASUL (GAUMU) se reuniu, novamente, para definir os aspectos técnicos referentes à plena constituição do Banco de Preços de Medicamentos da UNASUL e para avaliar o resultado dos projetos de Mapeamento das Capacidades Regionais de Produção de Medicamentos e Insumos de Saúde e de Políticas de Medicamentos. Ambos os projetos destinam-se a conhecer quais são as capacidades da região para elaborar uma política comum para o Acesso Universal de Medicamentos.

 

4. Graves denúncias contra a indústria farmacêutica devido às barreiras de acesso a tratamento para a hepatite C

No dia 1º de dezembro, último dia da Semana da Saúde UNASUL, realizou-se a Reunião de Alto Nível: Estratégias Contra a Hepatite C na América do Sul, que coincidiu, também, com o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Apesar de existirem, atualmente, cerca de 80 milhões de pessoas infectadas com hepatite C no mundo (8 milhões na América Latina), os tratamentos disponíveis são tão caros que a grande maioria dos afetados não tem acesso a eles. E o motivo não é o fato de que produzir essas drogas seja extremamente caro, mas sim a especulação da indústria farmacêutica.

O secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, o ministro da Saúde da Colômbia, Alejandro Gaviria, a ministra da Saúde do Equador, Margarita Guevara, a diretora executiva do ISAGS, Carina Vance e o diretor da DNDi, Bernard Pécoul, foram alguns dos oradores durante as conferências que revelaram as estratégias e as políticas abusivas e a ambição desmedida da indústria farmacêutica.

Leia o artigo completo com todas as declarações clicando aqui.

 

5. Lançamento da “Saúde ao Sul”

Foi lançada, também, a nova publicação trilíngue do ISAGS, Saúde ao Sul, disponível on-line aqui. Essa primeira edição inclui artigos sobre a aprovação da nova estrutura do ISAGS, uma análise sobre o fenômeno das migrações em relação à Saúde na América do Sul, um artigo de Carina Vance sobre o movimento #NiUnaMenos, uma análise sobre os desafios, conquistas e falhas da Habitat III, uma nota sobre a participação sul-americana na Global South-South Cooperation Expo, e um resumo sobre a validação do Plano Regional de Controle do Câncer do Colo do Útero.

 

Palavra final

Tratou-se, em síntese, de um excelente encerramento para um ano agitado para a política sul-americana, focando na saúde e fortalecendo os mecanismos de integração regional.

Serviu, também, como declarou o secretário-geral da UNASUL, Ernesto Samper, para apresentar os resultados para o cidadão comum e mostrar que o bloco “é mais do que uma retórica de autoridades” e que o trabalho do bloco “repercute na vida cotidiana de todos os sul-americanos”.

08/nov

Oficina Migrações e Saúde da América do Sul

O ISAGS organizou na sua sede nos dias 8 e 9 de Novembro de 2016 a Oficina Migrações e Saúde da América do Sul. Participaram representantes dos países da UNASUR, da Organização Internacional sobre Migrações e acadêmicos de distintas Universidades e instituições.

23/set

Oficina: Plano Sul-Americano de Riscos e Desastres em Saúde 2017-2022

O ISAGS promoveu, entre os dias 20 e 22 de setembro, uma reunião em conjunto com a Rede de Gestão de Riscos de Desastres com o objetivo de construir as principais diretrizes do Plano Sul-Americano de Riscos e Desastres em Saúde 2017-2022, fortalecendo assim a iniciativa do Manual de Cooperação para Assistência Mútua Frente a Desastres nos países membros da UNASUL. 

26/jul

Carina Vance Mafla assume diretoria executiva do ISAGS

Carina Vance Mafla assumiu a diretoria executiva do ISAGS. A ex-ministra de Saúde do Equador (2012-2015) tomou posse durante cerimônia realizada na sede do Instituto, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes dos governos dos países membros da UNASUL.

Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Berkeley (Califórnia, EUA), Vance foi escolhida unanimemente pelo Conselho de Saúde Sul-Americano (CSS) para o cargo.

09/jun

Estratégias para melhorar o acesso a produtos biológicos: lições aprendidas e desafios

Especialistas debateram os desafios para o acesso a medicamentos biológicos em reunião realizada na sede do ISAGS entre os dias 8 e 9 de junho.

O evento contou com a presença de representantes dos Ministérios da Saúde de toda a região da UNASUL e a do pesquisador do South Centre de Genebra, Carlos Correa; do vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz e membro do Painel de Alto Nível sobre Acesso a Medicamentos das Nações Unidas, Jorge Bermudez; do pesquisador da Fiocruz, Carlos Gadelha; entre outros. 

 

06/maio

Acordo de Sede do ISAGS é promulgado pela Presidenta do Brasil

A presidenta eleita Dilma Rousseff promulgou o Acordo de Sede entre o país e a UNASUL, o que significa que as etapas formais da institucionalização do ISAGS foram concluídas. Dessa maneira, se estabelece funcionamento do Instituto no Rio de Janeiro e o consolida como entidade intergovernamental, conferindo-lhe direitos e funções diplomáticas internacionais.

2015
09/dez

ISAGS promove reunião sobre avaliação de tecnologias em saúde

Debater os critérios técnicos e as limitações políticas que permeiam os processos de avaliação e incorporação de tecnologias sanitárias foi o objetivo da reunião realizada pelo ISAGS no Rio de Janeiro durante os dias 8 e 9 de dezembro.

O encontro contou com a presença de delegados de oito países da UNASUL, além dos especialistas Alexandre Lemgruber, assessor regional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS); Reinaldo Guimarães, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (ABIAFINA); e Alicia Framarin, pesquisadora do Instituto de Excelência em Saúde e Serviços Sociais (INESSS) do Quebec, no Canadá.

04/nov

Reunião "Diálogo entre as políticas de transferência de renda e os determinantes sociais da saúde em tempos de crise global"

O ISAGS reuniu, de 4 a 6 de novembro, especialistas dos Ministérios da Saúde e do Conselho de Desenvolvimento Social da UNASUL para o “Diálogo entre as políticas de transferência de renda e os determinantes sociais da saúde em tempos de crise global”. Durante a reunião, os especialistas sustentaram uma reflexão técnico-política sobre a importância da manutenção dos programas de transferência de renda para o combate às iniquidades geradas pelos determinantes sociais da saúde.O ex-ministro da Saúde e de Desenvolvimento Social do Uruguai, Daniel Olesker, e o ex-secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social do Brasil, Rômulo Paes, foram um dos principais mediadores do debate.

27/out

ISAGS promove taller "Políticas de saúde de fronteira na UNASUL"

O ISAGS realizou, de 27 a 29 de outubro, a oficina “Políticas de saúde de fronteira na UNASUL”. Promovido na sede do Instituto, o evento apresentou uma visão ampla sobre as iniciativas transfronteiriças das nações sul-americanas e contou com a conferência de abertura da especialista em Sistemas Sanitários, Maria Iglesia-Gomez, que dividiu a experiência da União Europeia a respeito do tema.

02/jul

ISAGS realiza V Reunião Ordinária do Conselho Consultivo

O ISAGS recebeu, nos dias 2 e 3 de julho, os integrantes do seu conselho consultivo para a V Reunião Ordinária. No encontro, foram definidas propostas que irão embasar as ações futuras do Instituto. 

Durante a reunião, o Conselho fez um exercício de aperfeiçoamento da matriz de priorização de atividades do ISAGS. O grupo destacou a importância do papel articulador do Instituto em relação ao trabalho dos GTs, Redes e Comissão Coordenadora. 

17/abr

8º Aniversario UNASUL

Em 2015 a União das Nações Sul-Americanas completou o seu 8º aniversário. Celebrado em 17 de abril, a data corresponde ao dia de batizado da UNASUL, que ocorreu em 2007, na Ilha Margarita (Venezuela), durante a I Cúpula Energética do bloco. Na ocasião das celebrações, durante cerimonia realizada na nova sede da Organização, na Mitad del Mundo, no Equador, foram estabelecidas três novas estâncias.

Além da Escola Sul-americana de Defesa (ESUDE), vinculada ao Conselho de Defesa Sul-americano, foi inaugurada a Biblioteca Gabriel García Márquez, e aprovado o regulamento da Unidade Técnica Eleitoral, vinculado ao Conselho Eleitoral da União.

A missão da UNASUL é criar um canal de diálogo entre os países do bloco, de maneira participativa e consensuada, a fim de alcançar a inclusão social e a participação cidadã no âmbito cultural, econômico, político e social. O acesso universal à seguridade social e aos serviços de saúde também é uma das prioridades do bloco.

 

26/jan

Semana presencial do Curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde

O curso começou efetivamente em novembro de 2014. A etapa virtual, formada por dois módulos – cada um com quatro unidades – abordou a saúde como área interdisciplinar e intersetorial, a governança na área de determinantes sociais e iniquidades em saúde. A etapa presencial, que aconteceu de 26 a 30 de janeiro na sede do ISAGS, contou com a participação de especialistas de saúde e de políticas públicas que foram convidados para fomentar o debate sobre diversos temas; entre eles, as políticas públicas em programas intersetoriais, a administração das políticas, além de práticas integradas e formas de monitoramento e avaliação das políticas.Uma das etapas da fase presencial foi a conferência apresentada pela representante da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), Ana Sojo, que abordou a determinação social da saúde na América Latina. A iniciativa teve como público- alvo os gestores de políticas públicas indicados pelos ministérios de Saúde e de Desenvolvimento Social e pela Rede de Institutos Nacionais de Saúde da UNASUL (RINS).

2014
03/dez

Oficina Saúde Pública, Inovação e Propriedade Intelectual: Perspectivas para a UNASUL

A Oficina “Saúde Pública, Inovação e Propriedade Intelectual: Perspectivas para a UNASUL”   promoveu o debate sobre a saúde pública e a propriedade intelectual no contexto dos 12 países da América do Sul. O evento foi promovido pelo ISAGS nos dias 3 e 4 de dezembro em Buenos Aires, na Argentina, com apoio do ministério da Saúde do país. A oficina foi inaugurada pela conferência “A crise na inovação em Saúde”, proferida pela professora da Universidade George Washington, Susan Sell.

12/nov

Oficina Fortalecer o Estado, Regular o Mercado: Desafios dos Sistemas Nacionais de Saúde da UNASUL

A Oficina “Fortalecer o Estado, Regular o Mercado: Desafios dos Sistemas Nacionais de Saúde da UNASUL” foi realizada pelo ISAGS entre os dias 12 e 14 de novembro com a participação de representantes dos Ministérios de Saúde das 12 nações sul-americanas. O evento reuniu representantes de oito países sul-americanos na sede do Instituto, no Brasil. Os participantes apresentaram as principais características de seus sistemas de saúde, com destaque para os instrumentos estatais de regulação, a dimensão do mercado privado, as fontes de financiamento e a composição dos gastos públicos e privados em saúde. A oficina teve como ponto de partida a conferência “Os desafios dos sistemas universais de saúde no século XXI”, proferida pelo Professor Emérito da Universidade de Yale, Ted Marmor. 

23/jul

IV Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do ISAGS

A IV Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS foi realizada dias 23 e 24 de julho de 2014 na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, Brasil. O encontro reuniu representantes dos Grupos Técnicos, das Redes Estruturantes do Conselho de Saúde Sul-americano e da direção executiva do ISAGS, que conformam o Conselho Consultivo. Durante a reunião, foi realizado um balanço das atividades do Instituto, de seu Plano Trienal (2012-2015) e foram discutidas propostas para o Plano Operativo Anual 2015. Além disso, o orçamento foi debatido e foram apresentadas as ferramentas de comunicação do órgão.

13/maio

Oficina Abordagens de APS e estratégias para permanência de profissionais em zonas remotas e desfavorecidas nos países da América do Sul

A Oficina Abordagens de Atenção Primária à Saúde e estratégias para permanência de profissionais em zonas remotas e desfavorecidas nos países da América, realizada na sede do ISAGS entre os dias 13 e 15 de maio de 2014, teve como objetivo analisar as abordagens de atenção primária à saúde nos países sul-americanos e apresentar e debater as estratégias para permanência de profissionais em zonas desfavorecidas nesses países. O evento contou com a presença de representantes dos 12 países membros da UNASUL e convidados, que fizeram apresentações sobre experiências da APS em sistemas universais e resultados do projeto de mapeamento dos modelos de APS na região. Além disso, a Oficina foi aberta por uma Conferência sobre APS e Sistemas Universais de Saúde, proferida pelo Dr. Jose Manoel Freire, que foi transmitida pela internet ao vivo em três idiomas.

20/mar

Extensão de mandato do Diretor Executivo do ISAGS e aprovação do POA 2014

A VIII Reunião Ordinária do Conselho de Saúde Sul-americano, realizada em Paramaribo, Suriname, em 20 de março de 2014, reuniu Ministros da Saúde, coordenadores nacionais e outros representantes dos países membros da UNASUL. Entre outros pontos, o Conselho aprovou a extensão por mais dois anos do mandato do atual Diretor Executivo do ISAGS, Dr. José Gomes Temporão, e o Plano Operativo Anual 2014 do Instituto, além de ter contado com a apresentação do resultado de uma auditoria realizada nas contas do ISAGS e um relatório sobre as atividades realizadas ao longo de 2013. 

2013
31/out

Oficina Modelos de Gestão, Financiamento e Gestão Participativa nos Sistemas Nacionais de Saúde da América do Sul

A Oficina Modelos de Gestão, Financiamento e Gestão Participativa nos Sistemas Nacionais de Saúde da América do Sul ocorreu em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, de 31 de Outubro a 1º de novembro de 2013  e objetivou debater o financiamento e os modelos de gestão na área da saúde, bem como apresentar as estratégias e os mecanismos de fortalecimento da gestão participativa construídos no âmbito dos sistemas nacionais de saúde dos países da UNASUL. Participaram representantes de 11 dos 12 países membros do bloco, bem como especialistas em temas relevantes ao evento e outros convidados. 

29/out

ISAGS lança seu segundo livro "Vigilância em Saúde na América do Sul: epidemiológica, sanitária e ambiental"

O ISAGS lançou em 29 de outubro de 2013 seu segundo livro “Vigilância em Saúde na América do Sul: epidemiológica, sanitária e ambiental”, durante o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e o II Simpósio Panamericano de Vigilância Sanitária, realizado em Porto Alegre, Brasil.

A publicação foi lançada durante a mesa temática “Desafios e Perspectivas para a Vigilância Sanitária na América do Sul”, que contou com a participação do Diretor Executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, de Jorge Venegas, ex-ministro da Saúde do Uruguai, e teve mediação de José Agenor da Silva, que foi ministro da Saúde do Brasil de 2006 a 2007 e diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Participaram ainda representantes de Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai e Suriname.

17/out

Conferência " Inovação, Acesso e Desenvolvimento: A perspectiva teórica e política do complexo econômico-industrial da saúde"

A conferência intitulada “Inovação, Acesso e Desenvolvimento: perspectiva teórica e política do complexo econômico-industrial da saúde” foi proferida pelo Dr. Carlos Augusto Grabois Gadelha, Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos para a Saúde do Ministério da Saúde do Brasil na sede do ISAGS em 17 de Outubro de 2013. Mais de 300 expectadores acompanharam a apresentação, transmitida ao vivo pela internet em três idiomas, que também contou com a audiência dos presentes, representantes dos Ministérios da Saúde e dos Ministérios de Ciência e Tecnologia de países membros da UNASUL, especialistas na área e outros convidados. 

17/out

Oficina Acesso, Desenvolvimento Industrial e Inovação em Saúde

A Oficina Acesso, Desenvolvimento Industrial e Inovação em Saúde, realizada dias 17 e 18 de Outubro de 2013 no Rio de Janeiro, Brasil, objetivou atualizar o conhecimento na área da Economia da Saúde e criar uma massa crítica e promover debates sobre a articulação entre acesso, desenvolvimento industrial e inovação em saúde. O evento contou com a participação conjunta, pela primeira vez, de representantes dos Ministérios da Saúde e dos Ministérios de Ciência e Tecnologia de países membros da UNASUL, que participaram de cinco painéis temáticos, conduzidos por pesquisadores e especialistas na área. 

09/set

ISAGS lança versão em inglês de seu primeiro livro

O livro Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, foi lançado em 2012 em espanhol como um esforço conjunto inédito dos 12 países membros da UNASUL. Em 2013, o ISAGS lançou a versão do livro em inglês, ampliando o acesso à publicação. 

30/ago

Suriname assume Presidência Pro Tempore do Conselho de Saúde Sul-americano

O Suriname assumiu a Presidência Pro Tempore (PPT) da UNASUL durante a VII Reunião Ordinária do Conselho Chefas e Chefes de Estado e de Governo, realizada na capital do país Paramaribo em 30 de agosto de 2013. O Ministro da Saúde, Michel Blokland, ficará a cargo da PPT do Conselho de Saúde Sul-americano até a passagem para a próxima Presidência, de responsabilidade do Uruguai, em meados de 2014.

06/maio

Conferência "Mudanças recentes nas políticas de proteção social de países LA: o que aprendemos"

Em 06 de maio de 2013, o ISAGS realizou sua segunda Conferência com transmissão ao vivo, online e em três idiomas. A Conferência abriu a Oficina "Nós Críticos dos Determinantes Sociais da Saúde", que reuniu representantes dos Conselhos de Saúde e de Desenvolvimento Social da UNASUL. O Dr. Rômulo Paes de Sousa, diretor do Centro Rio+ e ex-secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social do Brasil, falou sobre as lições aprendidas sobre mudanças que vêm ocorrendo nas políticas sociais de proteção social dos países latino-americanos. 

06/maio

Oficina "Nós Críticos dos Determinantes Sociais da Saúde"

A Oficina "Nós Críticos dos Determinantes Sociais da Saúde" reuniu, pela primeira vez, na sede do ISAGS representantes do Conselho de Saúde Sul-americano e do Conselho de Desenvolvimento Social da UNASUL.  Dentre os objetivos da oficina estavam a atualização conceitual e política sobre o tema dos determinantes sociais da saúde e desenvolvimento e discussões sobre a Agenda de Desenvolvimento pós-2015. Isso foi realizado por meio de conferências de nomes como Rômulo Paes de Sousa, Jaime Breilh, Paulo Buss, Roberto Passos e Marcelo Mondelli e pela discussão de documentos que serão apresentados à 66ª Assembleia Mundial da Saúde e à 8ª Conferência Global sobre Promoção da Saúde. Foi discutido também, o programa de um curso sobre a temática a ser organizado pelo ISAGS e oferecido em 2014. 

25/mar

III Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS

A III Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS ocorreu entre os dias 25 e 26 de março de 2013 na sede do ISAGS e reuniu coordenadores dos Grupos Técnicos e das Redes Estruturantes do Conselho de Saúde Sul-americano, da Secretaria Geral da UNASUL e a Direção do Instituto, com a finalidade de formular propostas de linhas estratégicas e recomendações para 2014. Temas como o trabalho conjunto e intersetorial, a execução do Plano Operativo Anual 2013 e questões presentes nas agendas internacionais em saúde estão entre as discussões dos dois dias de trabalho. 

21/fev

Conferência "Sistemas Universais de Saúde: obstáculos e desafios"

Em 21 de fevereiro de 2013, O ISAGS recebeu a renomada pesquisadora Asa Cristina Laurell para a Conferência "Sistemas Universais de Saúde: obstáculos e desafios". O evento, organizado pela equipe do ISAGS, foi transmitido online ao vivo pela Internet, em três idiomas. Além disso, um grupo de investigadores e gestores de saúde de destaque assistiram ao vivo no auditório do Instituto e Asa Laurell pôde responder suas perguntas e as dos internautas.

2012
04/dez

Oficina de Coordenação de Agendas de Organismos Intergovernamentais de políticas de Saúde na América do Sul

O ISAGS promoveu, entre os dias 4 e 5 de dezembro de 2012, a Oficina de Organismos Intergovernamentais de Políticas de Saúde na América do Sul, reunindo em sua sede, no Rio de Janeiro, Brasil, três dos principais organismos regionais de cooperação em saúde. O evento teve como objetivo aproximar as agendas dos três observatórios em saúde e evitar a duplicação de esforços no sentido da promoção de políticas públicas no continente. Participaram da “Oficina de Coordenação de Agendas de Organismos Intergovernamentais de Políticas de Saúde na América do Sul” o Observatório Mercosul de Sistemas de Saúde, o Organismo Andino de Saúde - Convênio Hipólito Unanue (ORAS-CONHU) e o Setor de Desenvolvimento em Saúde da Comunidade do Caribe (Caricom), do qual fazem parte Guiana e Suriname - ambos países-membros da UNASUL.

30/nov

Aprovação do Estatuto do ISAGS pelo Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL

A VI Reunião Ordinária do Conselho de Chefes de Estado e de Governo da UNASUL ocorreu em Lima, Peru, em 30 de novembro de 2012 e contou com a participação de representantes dos 12 países do bloco. Em sua declaração final, a cúpula enfatizou a importância da atuação do ISAGS na difusão de conhecimentos em saúde e na formação de recursos humanos. Por meio da Decisão Nº02/2012, o conselho aprovou o Estatuto do ISAGS, oficializando, em última instância, o documento no bloco. Além disso, a reunião aprovou a criação da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (Decisão Nº 03/2012). 

01/nov

Lançamento do Livro Sistemas de Saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade

O livro é a primeira publicação organizada pelo ISAGS e reúne 12 capítulos escritos pelos países-membros da Unasul. Além disso, há uma introdução escrita pelo Diretor-Executivo do ISAGS, o ex-Ministro da Saúde do Brasil, José Gomes Temporão, um capítulo que analisa os Sistemas de Saúde da América do Sul e, por fim, um capítulo sobre a Cooperação Regional com vistas à universalização da cobertura em Saúde e das vantagens e debilidades da Unasul para esse processo. O livro é gratuito e está disponível para download em nossa biblioteca.  

18/out

II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul - RESP/Unasul

A II Reunião da Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul – RESP/Unasul realizou-se no Rio de Janeiro, Brasil, dias 18 e 19 de outubro de 2012 e contou com a participação de representantes dos países Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Guiana, Uruguai e Venezuela, além do ISAGS e da OPAS. Foram debatidas experiências exitosas e desafios para formação de recursos humanos na região, bem como o Plano de Trabalho da Rede 2012-2013.

27/set

Oficina "Governança da Saúde, do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável em um contexto intersetorial"

A Oficina "Governança da Saúde, do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável em um contexto intersetorial", organizada pelo ISAGS com apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC/Canadá) e a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS), ocorreu no Rio de Janeiro, Brasil, dias 27 a 29 de setembro de 2012. O evento reuniu especialistas e pesquisadores, que discutiram sobre governança e trabalho intersetorial em saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável. Além de explanações teórico-metodológica, houve apresentação de diversas pesquisas nos temas em foco e troca de experiências e posições que vão subsidiar a próxima Oficina, que reunirá representantes dos países-membros da Unasul. 

06/set

VII Reunião Ordinária do Conselho de Saúde Sul-americano

A VII Reunião Ordinária do Conselho de Saúde Sul-americano, realizada em Lima, Peru, em 06 de setembro de 2012, reuniu as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, além de representantes da Secretaria Geral e do ISAGS. Foram discutidos o Plano de Trabalho da PPT Peru; a revisão do Plano Operativo Anual 2013 do ISAGS, que foi aprovada; a harmonização de posições do bloco em fóruns internacionais como Cairo 2014, COP5 e a Reforma da OMS; o relacionamento do Conselho com terceiros, entre outros. Além disso, propôs-se a criação do Dia Sul-americano de Doação Voluntária, Gratuita e Altruísta de Leite Humano.

03/set

Reunião da Rede Sul-americana de Escritórios de Relações Internacionais/Cooperação Internacional em Saúde

A Reunião da Rede Sul-americana de Escritórios de Relações Internacionais/Cooperação Internacional em Saúde (REDESSUR-ORIS), realizada em Lima, Peru, em 03 de setembro de 2012 reuniu representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Venezuela e do ISAGS. O principal tema de discussão foi o Plano Bianual 2012-2013 da rede, para o qual se acordou modos de avaliação de seus produtos, metas e orçamento, além de sua readequação ao orçamento geral da Unasul e contribuições voluntárias dos Estados-membros. 

09/ago

Comemoração de 1 ano do ISAGS

Com a finalidade de comemorar seu aniversário de 1 ano com os países-membros da UNASUL, o ISAGS realizou uma cerimônia, em sua sede, no Rio de Janeiro, Brasil. O evento, realizado dia 09 de agosto de 2012, reuniu 9 dos 12 países-membros, a Secretaria Geral, a Presidência Pro-Tempore, membros de Redes da UNASUL e da imprensa, entre outros. O papel do ISAGS como articulador político e apoiador dos governos, além de sua importância para a institucionalização do bloco sul-americano foram ressaltados pelos participantes. 

02/ago

Reunião Técnica de Funcionários e Especialistas de Alto nível em Políticas Sociais e de Desenvolvimento Humano

O ISAGS participou da Reunião Técnica de Funcionários e Especialistas de Alto nível em Políticas Sociais e de Desenvolvimento Humano, realizada no âmbito do Conselho Sul-americano de Desenvolvimento Social da UNASUL, em Cusco, Peru entre os dias 2 e 3 de agosto de 2012. Seu objetivo foi dar seguimento à “Declaração 28 de julho: compromisso da UNASUL contra a desigualdade”, lançada em 2011, que reconhece a existência de elevados índices de desigualdades nos países, que se comprometem a implementar ações de combate a essas taxas e a estabelecer uma Agenda de Ações Sociais Prioritárias da UNASUL. Essa foi a primeira vez que o ISAGS participou como observador de uma reunião de outro Conselho do bloco que não o da Saúde, indicando a existência de diálogos intersetoriais no bloco. 

23/jul

Conselho de Saúde Sul-americano tem nova presidente

Em 23 de Julho de 2012, o governo do Peru nomeou Midori de Hábich como nova Ministra da Saúde, que assume a presidência do Conselho de Saúde Sul-americano da Unasul. 

29/jun

Paraguai é suspenso da UNASUL

O Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da UNASUL suspendeu temporariamente o Paraguai do bloco (Decisão Nº26/2012) após condenar a "ruptura democrática" no país e transmitiu a Presidência Pró Tempore para o Peru, que assumiria a função apenas em novembro de 2012.

29/jun

Ollanta Humalla assume Presidência Pro Tempora da UNASUL

Em 29 de Junho de 2012, durante Reunião Extraordinaria de Chefes e Chefas de Estado e de Governo realizada em Mendoza, Argentina, Ollanta Humalla, Presidente do Peru, asumiu a Presidência Pro-Tempore da UNASUL com a promessa de gerir a agenda do bloco para "completar os mecanismos de diálogo e participação" na região.

19/jun

ISAGS sedia o Painel de Discussão "Água e Desenvolvimento Sustentável: Eliminação da Cólera na Ilha Espanhola?"

ISAGS, OPAS, UNICEF, representantes do Haiti e da República Dominicana e do Projeto de Cooperação Triangular Brasil-Cuba-Haiti reuniram-se em 19 de Junho de 2012 na sede do ISAGS para promover a “Coalisão Regional sobre Água e Saneamento para a Eliminação da Cólera na Ilha Espanhola (Haiti e Republica Dominicana)” e apresentar os planos de ação para a erradicação da cólera nesses países, buscando novos parceiros para a iniciativa. 

11/jun

Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul aprova POA 2013

Durante Reunião Extraordinária do Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul, realizada em 11 de junho de 2012, em Bogotá, Colômbia, foi aprovado o Plano Operativo Anual do ISAGS, no qual estão detalhadas as atividades, produtos, metas e orçamento para o ano de 2013. A aprovação representa um dos passos finais do processo de institucionalização do ISAGS. 

18/maio

Seminário "Regulamentação sanitária: desafios de um mundo sem fronteiras"

Em 18 de maio de 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil - ANVISA - realizou o Seminário “Regulamentação sanitária: desafios de um mundo sem fronteiras” em Genebra, Suíça, aproveitando a realização da 65ª Assembleia Mundial da Saúde. O evento contou com a participação da Dra. Margaret Chan, Diretora-Geral da OMS; de Alexandre Padilha, Ministro da Saúde do Brasil; e Mariana Faria, Chefe de Gabinete do ISAGS; e de representantes dos países membros da UNASUL e de outras organizações. O objetivo foi concertar posições acerca de temas relacionados a vigilância sanitária. 

07/maio

Oficina "Saúde Global e Diplomacia da Saúde"

A Oficina de Saúde Global e Diplomacia da Saúde reuniu , pela primeira vez, representantes dos Ministérios da Saúde e dos Ministérios de Relações Exteriores de países membros da Unasul. Também participaram do encontro, que ocorreu na sede do ISAGS, no Rio de Janeiro, Brasil, entre os dias  07 e 11 de maio de 2012, membros do Instituto e de outros organismos internacionais, como o MERCOSUL, ORAS-CONHU, OMS e OTCA, a fim de discutir conceitos, avanços e encaminhamentos acerca de temas como governança, saúde global e diplomacia da saúde.

20/abr

Assinatura do Acordo Sede do ISAGS

A assinatura do Acordo Sede do ISAGS foi realizada entre o Ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e a Secretária Geral da Unasul, María Emma Mejía, durante a VI Reunião do Conselho de Saúde Sul-americano, realizada em Assunção, Paraguai, em 20 de Abril de 2012. Por meio do documento, fica definido o território brasileiro como local para o estabelecimento do Instituto. 

20/abr

Criação da Rede de Gestão de Riscos de Desastres em Saúde

Na ocasião da VI Reunião do Conselho de Saúde Sul-americano, realizada em Assunção, Paraguai, em 20 de abril de 2012, foi estabelecida a sexta Rede do Conselho (Resolução Nº 04/2012) - a Rede de Gestão de Riscos de Desastres em Saúde - com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde a fim de reduzir riscos e promover resposta oportuna e adequada a situações de desastre. 

20/abr

Aprovação do Plano de Trabalho Trienal e do Orçamento do ISAGS

Durante a VI Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano, realizada em 20 de Abril de 2012, em Assunção, Paraguai, foram aprovados, por meio da Resolução Nº 06/2012, o Plano de Trabalho Trienal (2012-2015) e o Orçamento para o ano de 2013 do ISAGS. 

29/mar

III Reunião do Grupo Técnico de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde

A III Reunião do Grupo Técnico de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde foi realizada em Lima, Peru, dias 29 e 30 de março de 2012. O encontro contou, pela primeira vez, com a participação dos 12 países da UNASUL e os representantes do GT, do Organismo Andino de Saúde – Convênio Hipólito Unánue (ORAS-CONHU), da OPS/OMS e do Isags, além de membros das cinco redes de Instituições Estruturantes em Saúde, do Programa de Bolsas e dos Ministérios de Saúde e Relações Exteriores do Brasil e do Peru. Discutiram-se as conquistas do mandato do Peru e os desafios que terá o Brasil, país que assumiu na ocasião a coordenação da iniciativa.  

17/mar

Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores aprova Orçamento e Estatuto do ISAGS

O Conselho de Ministras e Ministros das Relações Exteriores da Unasul, reunido em Assunção, Paraguai, em  17 de Março de 2012 resolveu solicitar ao Conselho de Saúde Sul-americano a pronta aprovação do orçamento do ISAGS, bem como elevar projeto de Resolução para aprovação do Estatuto do Instituto.  

07/mar

II Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS

A II Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS, realizada dias 07 e 08 de Março de 2012, na sede do Instituto, contou com a participação de representantes de Grupos Técnicos e Redes Estruturantes do Conselho de Saúde Sul-Americano. Dentre os temas discutidos no encontro estão os avanços alcançados pelo ISAGS; o regimento do Conselho; e o Plano Trienal do Instituto para os anos 2012-2015. 

2011
08/dez

V Reunião do Conselho de Saúde Sul-americano

A V Reunião do Conselho Sul-Americano de Saúde foi realizada em Montevidéu, Uruguai, 08 de Dezembro de 2011. Durante o encontro, destacaram-se temas como o orçamento dos Sistemas Nacionais de Saúde e a busca de financiamento para a execução do Plano Quinquenal. A nova Presidente Pro Tempore do Conselho, Ministra de Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez, comprometeu-se a auxiliar na articulação dos países com a OPAS e a OMS, bem como com outros organismos regionais como o MERCOSUL. Foi apresentado informe da Presidência Pro Tempore 2011 do Uruguai, no qual se destacaram a participação da UNASUL em foros internacionais e a estruturação do Conselho de Saúde com a criação de novas instâncias como o ISAGS.

07/dez

Comitê Coordenador do Conselho de Saúde Sul-Americano destaca ISAGS e discute seu financiamento

Coordenadores Nacionais de sete países participaram da Reunião Ordinária do Comitê Coordenador do Conselho de Saúde Sul-Americano, realizada em Montevidéo, Uruguai, em  07 de dezembro de 2011. O encontro destacou a atuação do ISAGS e discutiu seu financiamento como ponto estratégico. A aprovação do seu orçamento será realizada na V Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano. Além disso, foi formado um Grupo de Trabalho para discutir o tema da Rio+20.  

23/nov

I Fórum Sul-americano de Cooperação Internacional em Saúde

Entre os dias 23 e 25 de Novembro de 2011, foi realizado, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, o I Fórum Sul-americano de Cooperação Internacional em Saúde, com o tema "Cooperação para Integração". O evento contou com a participação de inúmeras autoridades em saúde de governos e de organizações internacionais, com o objetivo de debater sobre temas como determinantes sociais em saúde, a reforma da OMS, cooperação internacional em saúde, saúde global, cooperação humanitária, saúde nas fronteiras, entre outros. 

23/nov

Oficina "Políticas de Comunicação em Saúde"

A Oficina "Políticas de Comunicação em Saúde" foi organizada pelo ISAGS e realizada em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2014. O encontro reuniu cerca de 40 especialistas responsáveis pelas áreas de Comunicação e da área de Promoção da Saúde que têm influência e participação no desenho das políticas de comunicação dos Ministérios da Saúde dos países membros da UNASUL, com o objetivo de debater experiências e desafios na área.  

16/nov

Oficina "Vigilância em Saúde"

Entre os dias 16 e 18 de Novembro de 2011, foi realizada na sede do ISAGS, no Rio de Janeiro, Brasil, a Oficina "Vigilância em Saúde". Seu objetivo foi identificar problemas e estratégias comuns para a gestão de vigilância em saúde e construir uma agenda de prioridades para a colaboração com o ISAGS. Das recomendações feitas, quatro mencionam o ISAGS especificamente: difusão das experiências de outros países; consolidação e produção de conhecimento sobre as transformações epidemiológicas na região e as capacidades existentes na área de vigilância dos países; apoio aos países na conformação de uma política regional de vigilância em saúde. 

19/out

Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde

Em 19 de outubro de 2011, foi realizada Reunião do Conselho de Saúde Sul-americano durante a Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, no Rio de Janeiro, Brasil. O ISAGS participou da Conferência de maneira ativa, influenciando a inserção de pontos prioritários da agenda da UNASUL no documento final do evento, a Declaração Política do Rio sobre Determinantes Sociais da Saúde. Foi discutida também a posição da UNASUL quanto à reforma da OMS.  Participaram cerca de 30 delegados entre Ministros de Saúde e pontos focais do Grupo Técnico de Determinantes Sociais da Saúde.  

03/out

Oficina "Sistemas de Vigilância Sanitária da América do Sul"

Entre os dias 03 e 07 de outubro de 2011, o ISAGS realizou a Oficina "Sistemas de Vigilância Sanitária da América do Sul". O encontro permitiu a identificação de necessidades de cooperação, com a apresentação dos Sistemas de Vigilância Santária de cada país, seguidas de debates. Foram discutidos também dispositivos médicos, plantas medicinais e políticas de preços; sistemas de vigilância, publicidade e meios de comunicação, temas identificados como prioritários para o ano de 2012.  

24/ago

Estatuto e Acordo de Sede do ISAGS são tema de Reunião de Ministras e Ministros de Relações Exteriores da UNASUL

Durante Reunião Extraordinária do Conselho Ministras e Ministros de Relações Exteriores da UNASUL, realizada em Buenos Aires, Argentina, em 24 de agosto de 2011, resolveu-se aprovar o Estatuto do ISAGS e autorizar a assinatura do Acordo Sede do ISAGS com a República Federativa do Brasil. 

29/jul

I Reunião do Conselho Consultivo do ISAGS

No dia 29 de Julho de 2011, ocorreu na sede do ISAGS, a I Reunião do Conselho Consultivo do Instituto. Foram discutidas questões relacionadas à estruturação e ao funcionamento do Conselho Consultivo, bem como seu papel com relação às Redes Estruturantes e Grupos Técnicos. Nessa ocasião também foram aprovadas as atividades propostas para o segundo semestre de 2011.

26/jul

I Reunião da Rede de Institutos Nacionais de Câncer da UNASUL

A I Reunião da Rede de Institutos Nacionais de Câncer da UNASUL (RINC) foi realizada na sede do ISAGS, em 26 de Julho de 2011. Foram discutidas as primeiras atividades da Rede e a formação de seus grupos operativos.  O encontro contou com a assistência de organismos internacionais dedicados a advocacy, investigação e programas de controle do câncer, reafirmando seu apoio a RINC.

26/jul

Oficina "Sistemas de Saúde na América do Sul"

Entre os dias 26 e 29 de julho de 2011, foi realizada a Oficina “Sistemas de Saúde da América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade”. O encontro, realizado na sede do ISAGS, contou com 47 Participantes de alto nível dos Ministérios da Saúde dos países membros de Unasul. Foram identificados temas possíveis de cooperação e outros pontos para a construção de uma agenda comum, tais como Políticas Públicas; Economia e financiamento; Regulação em Saúde; Comunicação, Informação e Educação em Saúde; Complexo Industrial da Saúde, Diplomacia e Saúde, e Participação e Interculturalidade. 

25/jul

Lançamento do Portal do ISAGS

No dia 25 de julho de 2011, foi lançado o primeiro Portal de internet do ISAGS. Em apenas 4 meses de funcionamento, o Portal do ISAGS já havia publicado mais de 1.000 notícias, uma média de 2 entrevistas por mês e teve cerca de 5000 acessos.  

25/jul

Constituição dos Conselhos Diretivo e Consultivo do ISAGS

Em 25 de julho de 2011, duas resoluções assinadas pelo Conselho de Saúde Sul-americano, constituíram duas instâncias de governança do ISAGS.

A Resolução 01/2011, conformou o Conselho Diretivo, e a 02/2011, constituiu o Conselho Consultivo do Instituto. 

O Conselho Diretivo é um órgão permanente do ISAGS e orienta as atividades do Instituto em função das prioridades do Conselho de Saúde. É constituído por coordenadores nacionais designados por Ministras e Ministros da Saúde da UNASUL.

O Conselho Consultivo, por sua vez, é formado pelos coordenadores titulares dos Grupos Técnicos e das Redes de Instituições Estruturantes, além de especialistas em áreas críticas de conhecimento em saúde. Cabe ao órgão formular recomendações relativas ao planejamento, gestão, execução e avaliação dos programas desenvolvidos pelo ISAGS.

 

25/jul

Inauguração do ISAGS e I Reunião do Conselho Diretivo do ISAGS

No dia 25 de julho de 2011, foi inaugurado o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde da União de Nações Sul-Americanas (ISAGS/UNASUL). A cerimônia contou com a participação de inúmeras autoridades, entre Ministros de Saúde, incluindo Alexandre Padilha, do Brasil - país sede do ISAGS - a Secretária Geral da UNASUL, Maria Emma Mejía, o Diretor Executivo do ISAGS, José Gomes Temporão, o Diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, representantes de outros organismos internacionais, entre outros. Neste mesmo dia, ocorreu a I Reunião do Conselho Diretivo do ISAGS, formado pelos Ministros da Saúde dos países membros da UNASUL. 

14/abr

IV Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano

Durante a IV Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano, realizada em Montevideo, Uruguai, em 14 de abril de 2011, foi aprovado o Estatuto do ISAGS pelo Conselho, por meio da resolução 02/2011.

2010
30/abr

II Reunião do Conselho de Saúde Sul-americano

Durante a II Reunião do Conselho de Saúde Sul-Americano, realizada em Cuenca, Equador, em 30 de abril de 2010, foi autorizada a implantação progressiva do Projeto ISAGS, por meio da resolução 03/2010. 

2009
24/nov

Resolução 01/2009 do Conselho de Saúde Sul-americano define Formulação do Plano Quinquenal 2010-2015

Em 24 de novembro de 2009, o Conselho de Saúde Sul-americano, reunido em Guayaquil, Equador, aprovou a Resolução 01/2009, que resolve formular o Plano Quinquenal 2010-2015. O Plano  elenca 5 Linhas de Ação do Conselho: Vigilância e Resposta em Saúde; Sistemas Universais de Saúde; Acesso Universal a Medicamentos; Promoção da Saúde e Ação sobre os Determinantes Sociais; Gestão de Recursos Humanos em Saúde. Além disso, coloca temas prioritários a serem tratados: soberania alimentar; fome, alimentação e nutrição; saúde ambiental; saúde em fronteiras; saúde de imigrantes; emergências e desastres; gênero; saúde mental; interculturalidade; trabalho em saúde e violência.

24/nov

Resolução 05/2009 do Conselho de Saúde Sul-americano cria o ISAGS

Em 24 de novembro de 2009, o Conselho de Saúde Sul-americano, reunido em Guayaquil, Equador, aprovou a Resolução 05/2009, que cria o ISAGS e aceita a oferta do Governo Brasileiro de sediar o Instituto. O documento também deixou  a cargo do GT de Recursos Humanos a elaboração do projeto do Instituto e seu o Plano de Trabalho será definido pelo Conselho Consultivo.

25/set

Recomendação do GT de Recursos Humanos ao Conselho de Saúde para a criação do ISAGS

Durante a I Reunião do Grupo Técnico de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde (GTRRHH), realizada dias 24 e 25 de setembro de 2009, no Rio de Janeiro, Brasil, o GT recomendou ao Conselho de Saúde Sul-americano que adotasse a proposta de resolução que ratifica a criação do ISAGS e aceita o país como sede do Instituto, como oferecido pelo Governo Brasileiro. A recomendação 02/2009 ainda solicita ao GT a elaborar um projeto para o ISAGS a ser avaliado pelo Conselho de Saúde Sul-Americano.

20/maio

Declaração da UNASUL frente à ameaça mundial da influenza

Durante a 62ª Assembleia Mundial da Saúde, as Ministras e os Ministros de Saúde da UNASUL, em reunião extraordinária realizada em 20 de maio de 2009, emitiram a Declaração da UNASUL frente à ameaça mundial da influenza, na qual declaram solidariedade ao povo e governo mexicano e ressaltam a importância da troca de informações de maneira oportuna e eficiente sobre casos suspeitos e confirmados do vírus A H1N1. Solicitam à OMS a atualização e difusão das informações, a ampliação da capacidade de produção de vacinas, antivirais e kits diagnóstico, e comprometem-se a fortalecer os sistemas de saúde e laboratórios, bem como a oferecer resposta para o acesso equitativo e oportuno a população afetada, etc. 

21/abr

Reunião Constitutiva do Conselho de Saúde Sul-americano

Em 21 de abril de 2009, na cidade de Santiago, Chile, foi realizada a Reunião Constitutiva do Conselho de Saúde Sul-Americano. Durante a reunião, foram estabelecidas as atribuições das instâncias que compõem o Conselho - Comitê Coordenador, Secretaria Técnica e Grupos Técnicos – e também foram elaborados o calendário de reuniões de 2009 do Comitê Coordenador e do Conselho.