Redes Estruturantes

RINC

A Rede de Institutos e Instituições Nacionais de Câncer (RINC) é uma estratégia de articulação e cooperação entre instituições públicas, de âmbito nacional, nos países membros da UNASUL. Criada em 2011, tem a responsabilidade de elaborar e/ou executar políticas e programas para o controle de câncer na região. No momento, a Rede está desenvolvendo o Plano Regional de Controle do Câncer de Colo de Útero.

 

A RINC é constituída pelo Conselho Administrativo, a Secretaria Técnica e os Grupos Operativos.

 

Colegiado de Gestão

 

É o órgão deliberativo do RINC e é constituído por membros titulares e associados. O período de permanência de cada membro do Colegiado de Gestão varia de acordo com a decisão do país que ele representa.

 

Secretaria Técnica

 

A Secretaria Técnica fornece apoio técnico e administrativo para o funcionamento da RINC. Ela conta com um Gerente Executivo permanente, designado pelo Coordenador da RINC, e uma estrutura de apoio própria para o desenvolvimento de suas funções.

 

Grupos Operativos

 

Os Grupos Operativos da RINC são um conjunto de especialistas e técnicos de organizações nacionais ou internacionais, públicas ou privadas dos países da UNASUL, América Latina e Caribe, que tentam abordar o tema “operando” como uma equipe com um objetivo comum, nas diferentes áreas de advocacia, pesquisa ou programas para o controle do câncer.

 

Grupo Operativo para o Controle do Câncer de Colo de Útero

 

O Grupo tem como objetivo reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero nos países da região da UNASUL e no resto da América Latina e do Caribe, por meio do desenvolvimento de estratégias eficazes de detecção precoce e de acompanhamento e tratamento adequados, medidas que correspondem aos objetivos básicos para o controle do câncer propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Grupo Operativo de Bancos de Tumores

 

Desde 2008, tem contribuído como uma Rede de Biobancos da América Latina e do Caribe (REBLAC) para a implantação de bancos de tumores em instituições ligadas ao combate ao câncer; estabelece ações para harmonizar procedimentos específicos de bancos de tumores; capacita profissionais vinculados a bancos de tumores e constitui diretrizes éticas e legais para o estabelecimento de biobancos para fins de pesquisa nos países da América Latina e do Caribe. O Grupo se incorporou à RINC em setembro de 2011.

 

Grupo Operativo de Registros de Câncer

 

Desenvolve um modelo para a difusão de informações sobre o câncer, oriundo dos diferentes Sistemas de Informação – especialmente os Registros de Câncer dos países que fazem parte do RINC.

 

Grupo Operativo de Comunicação Social

 

A comunicação é um componente cada vez mais importante nas ações de controle do câncer e caracteriza-se pela sua transversalidade nas atividades dos Grupos Operativos da Rede.

 

Grupo Operativo de Controle do Câncer de Mama

 

Atualmente, está sendo realizada uma pesquisa sobre a situação da doença na região que servirá de base para o desenvolvimento das ações desse Grupo Operativo.

 

Secretaria Executiva - Brasil Instituto Nacional de Câncer

Secretaria Executiva - Brasil Instituto Nacional de Câncer

Coordenação: Uruguai

Contato: rinc@rinc-unasur.org
Site: www.rinc-unasur.org

Notícias

16/04/2018

Conselho Consultivo se reúne para propor temas para 2019

O Conselho Consultivo do ISAGS se reuniu entre os dias 11 e 12 de abril na sede do instituto, no Rio de Janeiro, para debater e propor ações para o próximo ano de trabalho. Estiveram presentes representantes de 8 países da UNASUL, entre membros dos ministérios, dos grupos técnicos e das redes estruturantes do Conselho […]

04/04/2018

INEN realizó primer taller regional de la RINC para prevención secundaria en cáncer de cuello uterino

El Instituto Nacional de Enfermedades Neoplásicas (INEN), en coordinación con la RINC/UNASUR ha llevado a cabo el primer curso de prevención secundaria en cáncer de cuello uterino basado en Inspección Visual con Ácido Acético y Crioterapia para 11 expertos de diferentes países de Latinoamérica seleccionados por la Red. El taller, que se realizó entre los […]

16/05/2017

ISAGS assina convênio de colaboração com o INS Colômbia

Con o convênio, as instituições se comprometem a promover e fortalecer relações para a integração em saúde na região

02/09/2016

UNASUL, RINC e ISAGS dão a largada para a criação de uma plataforma de prevenção e controle do câncer de colo uterino

A doença, apesar de ser evitável em quase 100% dos casos, é a segunda neoplasia maligna mais frequente em mulheres de todas as idades em termos de incidência e mortalidade

23/06/2016

RINC/UNASUL seleciona secretária bilíngue

O candidato contratado irá assumir as rotinas administrativas da área internacional

20/10/2015

RESP discute o fortalecimento do ensino em saúde pública na região da UNASUL

Representantes de Instituições de Saúde Pública do Bloco, da RETS e do ISAGS participaram