UNASUL realiza oficina para desenvolvimento de banco de preços de medicamentos*

15/09/2015 - ISAGS

O Grupo Técnico de Acesso Universal a Medicamentos (GAUMU) iniciou o desenvolvimento do Banco de Preços da UNASUL durante oficina que terminou na última sexta-feira (28) em Buenos Aires. O evento contou com a presença do secretário-geral Ernesto Samper e do ministro da Saúde da Argentina, Daniel Gollan.

A execução do projeto ocorre no momento em que os altos preços dos medicamentos têm sobrecarregado os sistemas de saúde da região, levando alguns países ao total desabastecimento de remédios essenciais ao bem-estar de suas populações.

Neste contexto, a ideia do Banco de Preços é criar uma rede de intercâmbio de informação sobre compras, facilitando tomadas de decisões de gestores públicos, bem como garantindo o acesso irrestrito dos sul-americanos a remédios seguros, de qualidade e eficazes.

“O banco é prioritário na agenda da UNASUL porque os medicamentos correspondem a até 30% dos gastos em saúde dos sul-americanos”, explicou Samper, “esta não é uma reunião política; vocês estão aqui para salvar vidas”, completou o secretário, remetendo-se ao corpo técnico do GAUMU, liderado pelo diretor de economia do Ministério da Saúde da Argentina, Tomás Pippo.

Já o ministro Daniel Gollan afirmou que os preços dos medicamentos pouco têm a ver com os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e produção farmacológica. “Predomina-se uma lógica que se relaciona com a máxima rentabilidade possível (…), algo imoral e que rompe com qualquer tipo de contrato social”.

Organizada em parceria com o ISAGS, a oficina para a elaboração do Banco de Preços reuniu delegações de 10 países-membros do bloco, assim como a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde na Argentina, Maureen Birminghan; o representante do Observatório de Preços do Organismo Andino de Salud (ORAS-CONHU), Pablo Paucar; e a consultora técnica sobre Complexo Industrial de Saúde e Regulação do ISAGS, Mônica Sutton.

*LEIA A COBERTURA COMPLETA DA REUNIÃO NO INFORME ISAGS DE AGOSTO

 

Compartilhar